Como se proteger de 5 doenças causadas pela obesidade
- MKM Consultoria em Seguros
- 17 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de dez. de 2020

A obesidade é uma doença caracterizada por excesso de peso, e facilmente identificada através do valor da relação entre o peso, a altura e a idade. Normalmente se atribui hábitos alimentares inadequados com ingestão exagerada de calorias associado ao sedentarismo que contribui para o aumento da reserva de gordura e peso corporal e também o aumento do risco de doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto, impotência e até infertilidade.
Estas doenças causadas pela obesidade são normalmente controladas e muitas vezes curadas quando se inicia o processo de emagrecimento.
Fazer exercício físico, pelo menos, 3 vezes por semana como hidroginástica, pequenas caminhadas diárias de meia hora ou andar de bicicleta ajudam a prevenir as doenças ligadas à obesidade como diabetes, colesterol alto, hipertensão, dificuldades respiratórias e diminuição da fertilidade, no homem e na mulher.
1. Diabetes
O aumento da ingestão calórica faz com que a insulina produzida pelo corpo seja insuficiente para todo o açúcar que é ingerido na alimentação, acumulando-se no sangue. Além disso, o próprio corpo começa a resistir à ação da insulina, facilitando o desenvolvimento de diabetes do tipo 2. Este tipo de diabetes é facilmente revertido com o emagrecimento e alguma atividade física.
2. Colesterol alto
Além da gordura visível na barriga, coxas ou quadril, a obesidade também causa o acúmulo de gordura no interior dos vasos sanguíneos em forma de colesterol que aumenta o risco de AVC ou infarto, por exemplo.
3. Hipertensão
O excesso de gordura acumulada dentro e fora dos vasos sanguíneos dificulta a passagem do sangue pelo corpo, forçando o coração a trabalhar com mais força, o que não só aumenta a pressão arterial como pode levar ao surgimento de uma insuficiência cardíaca a longo prazo.
4. Problemas respiratórios
O peso excessivo da gordura sobre o pulmão dificulta a entrada e saída de ar, o que normalmente leva a uma síndrome potencialmente fatal, que é a apneia do sono.
5. Impotência e infertilidade
Os distúrbios hormonais causados pelo excesso de gordura podem não só aumentar a quantidade de pelos no rosto da mulher como levar ao desenvolvimento de ovário policístico que dificulta a concepção. Já no homem a obesidade compromete a circulação de sangue por todo o corpo, interferindo na ereção.
Além de tudo isso, o excesso de peso e a má alimentação estão relacionados ao aumento do risco de câncer de colo-retal e câncer da próstata no homem. Na mulher, a obesidade pode causar câncer de mama, endométrio, ovários e das vias biliares.
Como saber se é obesidade
É considerada obesidade quando o índice de massa corporal (IMC) é igual ou superior a 35 kg/m².
Para evitar o isolamento e a depressão comuns entre os obesos e mais frequente quanto mais grave for a obesidade, é importante seguir um plano e estabelecer regras que devem ser seguidas independente da vontade.
Assista o vídeo para ver como emagrecer de forma saudável de forma a não engordar novamente.
Autor: Tatiana Zanin - Nutricionista formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.
Comments